A Defesa Civil de Santa Catarina divulgou na tarde desta terça-feira (17), uma nota, após uma forte tempestade severa com chuvas e fortes rajadas de ventos ocorrer no município de Xanxerê, no Oeste Catarinense, por volta das 15h.
Conforme a Defesa Civil, foram registrados 44 mm de chuva e rajadas de ventos, perto dos 43 km/h. O órgão disse ainda que os ventos podem ter sido ainda maiores.
Segundo a Defesa Civil, foram relatados destelhamento e alagamentos em pontos da cidade, a Defesa Civil trabalha com a hipótese de ocorrência de uma microexplosão sobre a cidade e segue analisando dados do radar meteorológico de Chapecó para confirmar o evento.
Uma microexplosão ocorre quando uma nuvem de tempestade não consegue suportar o volume de água em seu interior e toda essa água cai de uma vez, causando uma forte corrente de vento para baixo (Da nuvem em direção ao chão), concentrada em uma pequena área gerando fortes rajadas de vento em superfície.
fonte:https://www.michelteixeira.com.br/defesa-civil-divulga-nota-sobre-tempestade-severa-que-atingiu-cidade-do-oeste-de-sc/?fbclid=IwAR36IlLQuOtv4OXn_sRlbnTF-eW8btI9Q3zSEvRaLgEwEALAkyGBDDt2X8w